sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hortas escolares são desenvolvidas em colégios públicos

Por Anamaria Leventi
(Edição de texto Keithyane Melo)

As hortas auxiliam na merenda
As escolas, além de servirem como base de ensino e aprendizagem no processo educativo, podem se tornar espaços para o cultivo de hábitos saudáveis que promovam o bem-estar das pessoas que participam desse ambiente. A implantação de 'hortas escolares' é uma dessas ideias que aliam a educação à prática de uma alimentação equilibrada e saudável, necessária ao desenvolvimento dos alunos.

Com o objetivo de levantar dados sobre as hortas cultivadas nas escolas municipais de Manaus, um grupo de estudantes da Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, coordenado pelo professor Edinaldo Lopes Costa, desenvolveu o projeto ‘Horta Escolar: Levantamento e diagnóstico nas E. M. do Município de Manaus’, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação(Semed).

De acordo com Costa, a implantação de hortas no espaço físico das escolas só traz melhorias, além de seguir os propósitos do Ministério da Educação (MEC), que visam adotar novos enfoques sobre a educação. “Por meio da horta é possível discutir o direito a uma alimentação adequada e saudável, que propicie as condições necessárias ao desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos”, afirmou o professor.

Os alunos participam do cultivo
Experiência produtiva para os alunos

O projeto possibilitou aos alunos aprenderem mais sobre as melhorias das condições ambientais, aproveitamento racional da água, compostagem, agricultura orgânica, entre outros. Outra vantagem destacada foi a maior permanência dos estudantes no âmbito escolar, na observação do desenvolvimento, crescimento e longevidade da horta.
O estudo foi realizado de junho a dezembro de 2010, em 259 escolas municipais. Após a coleta dos dados, foi revelado que 90% das unidades não possuem horta escolar. Entre as razões apresentadas, 70% dizem não dispor de espaço físico, 28% alegam falta de recursos financeiros e 2% ausência de instrutor.

Costa ainda destaca um dado importante. Setenta e três por cento das escolas pesquisadas manifestaram o desejo de ter uma horta. “Essa informação indica que os projetos de horta junto à comunidade escolar podem ser utilizados como um instrumento pedagógico”, revelou.

As hortas escolares aplicadas à merenda escolar

As implantações de hortas escolares para a complementação da merenda escolar e auxílio em práticas didáticas são bons instrumentos pedagógicos a serem utilizados pelos docentes. Para ele, o estabelecimento de um perfil de escola que se proponha a discutir ou ao menos garantir o direito a uma alimentação adequada e saudável, que proporcione as condições necessárias para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, é um bom começo.

1.Imagem - As hortas auxiliam na merenda - Edinaldo Lopes Costa
2.Imagem - Os alunos participam do cultivo - Edinaldo Lopes Costa

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