segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Enem fomenta inclusão qualificada no mercado de trabalho

Por Margarete Rocha
(Edição de texto Roosevelt Júnior)

Logo do Sisu
O sonho de ingressar numa instituição de ensino superior está cada vez mais acessível. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das opções para cursar a almejada graduação.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a primeira etapa do Enem para o candidato que pretende ingressar em universidade federal, a segunda alternativa é o Programa Nacional Universidade para todos (Prouni) para os que almejam as graduações das instituições particulares.

Para o candidato Janderson Lopes a Cunha, 18, fazer a inscrição no Sisu foi tranquila e rápida. "O preenchimento no sistema é fácil e requer poucos dados", explica.

Mas para o recém graduado em Administração, Alexsandro da Silva Torres, 26, se inscrever no Sisu foi uma tarefa complicada. "Fazer a inscrição foi frustante porque o curso que eu desejava é em tempo integral, e essa não é minha realidade, e outra dificuldade foi a constante queda na conexão", salienta Torres.

De acordo com a pedagoga Maria de Jesus de Souza Viera, 42, o Enem amplia as possibilidades de uma formação acadêmica, pois, fomenta a inclusão qualificada de todos no mercado de trabalho. "O Enem é uma forma democrática de qualificação profissional, que apesar dos transtornos nas provas não diminui o mérito de ter inserido milhares de pessoas no ambiente acadêmico, pessoas que talvez não tivessem essa oportunidade sem o Exame", destaca Vieira.

1.Imagem - Logo do Sisu - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário