quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Produção de embalagens biodegradáveis na Amazônia

Por Anamaria Leventi
(Editor de texto Roosevelt Júnior)

Encontro dos rios negro e solimões

A Amazônia é definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical, da qual possui 60% de sau cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo o princio o rio Amazonas, que passa por diversos países antes de entrar em território brasileiro, sendo considerado o maior rio do mundo, em extensão e volume de águas.

Abrigando a maior biodiversidade mundial de seres vivos e possuindo uma grande parte desta diversidade ainda não estudada por completo, o Dr. Aldo Procópio desenvolve o projeto 'Potencial de Bactérias dos Rios, Negro, SoIimôes e Madeira na Produção de Biopolímeros', vinculado ao DCR, programa da FAPEAM.

Segundo o doutor, principalmente a vida aquática ainda não possui estudos completos. É aonde existe um alto potencial biotecnológico para a produção de inúmeras substâncias, tais como; antimicrobianos, biopolímeros, e outros, e uma vasta diversidade de microorganismos, relatou.
 
O que são Biopolímeros? São materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres e poliamidas. A matéria-prima principal para a sua manufatura é uma fonte de carbono renovável, geralmente um carboidrato derivado de cana-de-açúcar, milho, batata, trigo e beterraba, ou um óleo vegetal de soja, girassol ou palma. Dentre os biopolímeros existentes destaca-se o polihidroxialcanoato (PHA).

Conforme os estudos do Dr. que indicam a possibilidade de aplicação destes biopolímeros em diversos setores. Podem ser inseridos em embalagens agrícola, na industria farmaceutica, médica (fios de sutura, próteses que não apresentam rejeição), na industria de tintas, embalagens de alimentos, aparelhos descartáveis(barbeadores) e outros.

O pesquisador completa. Este fato apresenta grande interesse, uma vez que o setor de embalagens é responsável por mais de um terço do total de resinas transformadas no Brasil. Com isto o presente trabalho tem por objetivo estudar a diversidade da comunidade bacteriana dos Rios Negro, Solimões e Madeira, sua variabilidade genética e seu potencial biotecnológico, quanto à produção de biopolímeros, frisou.


Rio Negro

Desenvolvimento
O projeto está em andamento, onde foram isolados bactérias dos três rios, isoladas, purificadas e acondicionadas em uma coleção de cultura de microrganismos no laboratório de Biorgânica do programa de mestrado em Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Segundo o Dr. Procópio, no momento está sendo tranalho a diversidade genética dos microorganismo e na produção de bio polímetps. “Já temos dois isolados produzindo os biopolímeros e mais dois em crescimento (sendo preparado para a produção de biopolímero), a próxima etapa consiste na identificação dos polímeros que será realizada na Universidade de São Paulo em uma parceria da UEA e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/USP).
 
O professor afirma que as bactérias aquática tem grande um potencial. “A transformação deste projeto em um produto é bastante promissora e vai de encontro com as perspectivas da FAPEAM e CNPq de desenvolvimento sustentável da Amazônia, tornando viável a produção do plástico biodegradável não só para Manaus e grandes centros como também para cidades do interior do Amazonas, reduzindo o uso de plásticos derivados de petróleo que é de longa persistência no ambiente, utilizando assim o bioplástico, que reduz consideravelmente os grandes volumes em lixões e o acumulo de pet em rios e igarapés”, finalizou o doutor em Biotecnologia pela USP.

1.Imagem - Vista do encontro dos rios negro e solimões - Divulgação
2.Imagem - Rio Negro - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário