sábado, 15 de janeiro de 2011

PSC 2011 homenageou os primeiros colocados

Por Felipe Nascimento
(Edição de texto Anamaria Leventi)

Estudar é essencial

Filho de um vigia e uma cabeleireira que cursaram apenas o Ensino Médio, o estudante John Elton Nascimento Oliveira, 16 anos, foi o estudante de escola pública estadual que conseguiu a melhor nota no Processo Seletivo Contínuo/2011 (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conquistando uma vaga no curso de Medicina, com 384 pontos. Ele participou, na sexta-feira (14) à tarde, da solenidade realizada no auditório da Faculdade de Direito da Ufam, presidida pela reitora Márcia Perales, para homenagear os primeiros colocados. Os mais bem colocados  ganharam e passagens aéreas  para congressos científicos que serão realizados durante este ano.

Oliveira realizou seu sonho

John Elton era estudante do Colégio Estadual D. Pedro II, mas também estudou nos últimos dois anos no cursinho Alfa, na Cidade Nova. Em 2010, foi bolsista. Para ser aprovado para o curso mais concorrido da Ufam, ele se dedicou completamente ao estudo e diz que ser aprovado “é a maior alegria que uma pessoa possa ter”. Diariamente, ele freqüentava o colégio pela manhã. Depois, ia para a biblioteca e lá ficava até às 17h, quando se dirigia para o cursinho. Em casa, ainda estudava até de madrugada.

Foram premiados os três primeiros lugares em Manaus, os primeiros lugares em cada uma das unidades acadêmicas do interior, além dos dois primeiros colocados entre os alunos de escola pública federal e das escolas públicas estaduais. Os três alunos que obtiveram a melhor colocação foram Thiago Jorge C.G. de Vasconcellos, que conquistou 453 pontos, estudante do Centro Educacional Lato Sensu; o segundo colocado foi Gabriel de Souza Cerveira Pereira, com 438 pontos, aprovado para engenharia civil, também do Lato Sensu; e Grasiela Costa Silva, aprovada para medicina, com 435 pontos, aluna do Centro Educacional La Salle. O primeiro colocado geral não compareceu à solenidade porque está viajando.

Entre os estudantes das escolas públicas federais, os dois melhores colocados são do Colégio Militar de Manaus, que obtiveram 360 e 384 pontos. Os primeiros colocados no interior tiveram pontuação entre 264 e 201 pontos.

1.Imagem - Estudar é essencial - Divulgação
2.Imagem - Oliveira realizou seu sonho - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário