segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Série Guaraná abriu temporada de espetáculo da Amazonas Filarmônica

Por Érica Dutra
(Editor de Texto: Camila Carvalho)

A serie Guaraná abriu oficialmente no último domingo (23) a nova temporada de espetáculos da Amazonas Filarmônica, a  “simplicidade aparente” do repertório do Classicismo será destacada no  primeiro concerto da Série Guaraná 7 em 2011.
A apresentação gratuita foi realizada no Teatro Amazonas e apresentou músicas de Joseph Haydn (1732-1809), Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827). 

Para o músico, Marcelo de Jesus, apesar de serem mais fáceis de executar que as do Romantismo, o desafio foi tocar as obras que perpassaram para o geral da música.“É uma simplicidade aparente. Um Haydn, Mozart bem tocado é para uma orquestra com maturidade e nível técnico muito elevado”, contou.

Integrantes da Orquestra Filarmônica


Outro concerto de ópera encerrou as obras dos compositores da ‘Escola de Viena’: ‘Fidélio’, única composição deste tipo de Beethoven. Nesta música, ainda dentro de ideias clássicas, o autor rompeu em algumas partes se aproximando do Romantinsmo, de acordo com Marcelo de Jesus.
A última música do concerto, Sinfonia 3, de Franz Schubert (1797-1828), trouxe uma visão partindo do Romantismo, mas se voltando para o Classicismo. Cada um dos quatro movimentos (partes) dessa música fez referência ao estilo de um compositor: Haydn, Mozart, Rossini e Salieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário