quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ovinocaprinocultura apresenta crescimento superior a 400%

Por Ana Carolina Barbosa
(Edição de texto Roosevelt Júnior)
 
Crescimento de 400% nos últimos sete anos

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Amazonas (Faea), Muni Lourenço Junior, explicou que a estiagem que atingiu o Estado, em 2010, prejudicou a atividade agropecuária no Estado. Contudo, a evolução do setor superou as expectativas. Só na área da ovinocaprinocultura (carne ovina e caprina e seus subprodutos) o crescimento foi de 400% nos últimos sete anos, passando de 20 mil animais para 100 mil, agregado ao melhoramento genético do rebanho.

“Estamos cada vez mais em um processo de substituição de importações de alimentos de outras regiões, diminuindo com isso nossa dependência de importações de produtos rurais, o que é importante para fortaleceremos a economia regional, com a consequente geração de ocupação e renda”, disse.

Erradicação da aftosa
Ainda neste ano houve a elevação da classificação de 60 municípios do Estado quanto à erradicação da febre aftosa. Muni atribui o avanço ao esforço de Governo e do setor produtivo.  Outra melhoria ressaltada por Muni é a consolidação da presença dos produtos agropecuários amazonenses no cardápio da merenda escolar.

No caso da rede estadual, já são 44 itens que nos últimos cinco anos fizeram circular no interior mais de R$ 70 milhões. Embora ele acredite que o setor precise de melhorias no serviço de extensão rural e assistência técnica, já houve avanços com a instalação de escritórios do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam).

“Mas agora necessário que tenhamos reforço na estrutura de pessoal e condições de trabalho, com a contratação de novos extensionistas e reciclagem técnica dos extensionistas já existentes”.

Uma situação ainda sem solução, conforme o presidente da Faea, é a regularização fundiária das propriedades rurais, fator que inibe a ampliação dos investimentos no setor. Ele lembra que serão necessárias, ainda, melhorias nas áreas de infraestrutura de produção, logística e escoamento dos produtos do interior para o mercado consumidor.

1.Imagem - Crescimento de 400% nos últimos sete anos - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário